Com um transporte coletivo deficiente e desconfortável, o sonho de consumo de que está em Goiânia é ter o próprio veículo, seja carro ou mesmo a moto para se locomover, só que isso gera uma despesa desmedida.
A mordida gananciosa, tanto da iniciativa privada como do setor público, está voltada, nesse momento de Natal – festa do consumo - para cobrança de estacionamento.
O Goiânia Shopping passou a cobrar pelo serviço, com isso muita gente passou a estacionar nas ruas e ser achacada pelos flanelinhas que, pelo menos, se contentam em receber menos dinheiro para o mesmo “ serviço”.
O motorista já paga os impostos anuais do veículo – agora a PM tem até radar pra saber na hora se o IPVA está pago; é vigiado e contido por inúmeras lombadas eletrônicas e por fiscalizações que ainda multam as escondidas; é cobrado para estacionar em boa parte da cidade; consome combustível caro, carterizado e até adulterado; tem a manutenção mecânica, etc.
Não tenho bola de cristal, mas para piorar a situação, nos próximos dias acredito que Agência Municipal de Trânsito (AMT) vai cercar as mediações do Goiânia Shopping com placas de Proibido Estacionar em locais onde atualmente é permitido. Dessa forma a pessoa é obrigada a usar nos estacionamentos pagos. Não sei informar se a AMT ganha alguma comissão para isso, mas a situação aconteceu nos shopping’s Flamboyant, Araguaia e no Buriti. Quem insiste em estacionar fora é multado, aí a AMT fatura.
A prefeitura do Íris Resende, via Câmara de Diretores Lojista (CDL), também vai tirar mais uma lasquinha do orçamento de quem tem veículo, instalando os parquímetros no Centro da cidade e no Setor Campinas. Além das costumeiras multas arrecadadas pela AMT, vai ser um faturamento espetacular.
Enquanto o motorista em Goiânia só tem despesa e é visto como a “galinha dos ovos de ouro”, a contra partida dessa despesa não existe na mesma proporção. O trânsito continua confuso em vários pontos mal sinalizado, as ruas esburacadas, as enxurradas danificando os carros, etc. Em relação a todos estes estacionamentos pagos, será que arcam com as despesas de indenização em caso de roubo ou furto dos veículos, som, etc? Pois para roubar carros os bandidos vão ter de atuar em pontos onde o estacionamento é pago.
Resumo: Temos veículos nas ruas porque o transporte público é ruim, temos um transporte público ruim porque quanto mais carros na rua mais lucros para manter a ganância do poder público e privado. Simples assim.
6 de dez. de 2009
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