Mesmo com a alta temperatura do clima e da campanha podiam-se ver eleitores trajando seus habituais ternos e mulheres vestidas elegantemente buscando o voto, um a um, para uma das seis chapas concorrentes.
Entre as concorrentes, a Renovação parecia ser a única em condições de fazer frente a OAB Forte, que já vem no comando da Ordem por seis mandatos e demonstrava nítida vantagem sobre as demais. As outras quatro participavam com suas propostas, porém com estruturas de campanha bem menores.
Durante todo o dia advogados e cabos eleitorais circularam entre as tendas montadas pelas chapas cantando e dizendo slogans, empunhando bandeiras e outros adereços para conquistar o eleitor ainda indeciso.
No período da tarde as cores verde e laranja da chapa OAB Forte parecia dar lugar ao vermelho da Chapa Renovação, apresentando crescimento que poderia resultar numa virada. Os cabos eleitorais da Renovação passaram a agir com maior empolgação e intensificaram o corpo a corpo, cercando os advogados retardatários ainda nas esquinas na esperança do voto ou de reverter o voto dos adversários.
As 17:00 horas, em ponto, iniciou a apuração dos votos, sendo a maioria vindos do interior. Nas primeiras urnas a chapa Renovação saiu na frente, empolgados os representantes dessa chapa diziam, uns para os outros que virariam e ganhariam em Goiânia. Só que a vantagem aparente surgiu apenas nas urnas dos advogados mais jovens, segundo um dos componentes.
Houve até mesmo um momento de euforia na turma da Renovação, mas a situação foi mudando, mudando a cada tela, e no painel apareceram números que davam a OAB Forte nítida vantagem na preferência dos eleitores.
Poucos instantes antes do encerramento oficial componentes da Chapa OAB Forte já comemoravam a vitória. Os ligados a Chapa Renovação, assim como as demais, deixaram o lugar e em poucos minutos eram vistas apenas as cores verde e laranja da vencedora. Também era possível perceber alguns advogados, assim como na política tradicional, aderindo de última hora e discretamente vestindo a camiseta das cores vitoriosa.
A Chapa OAB Forte venceu com 40,69% dos votos, elegerem-se Henrique Tibúrcio presidente, Sebastião Macalé, vice, além de diretores e conselheiros.
A partir daí houve uma duradoura queima de fogos, em seguida os eleitos foram até um trio elétrico e discursaram. Depois dirigiram-se para o Comitê da campanha de Henrique Tibúrcio, presidente, e Sebastião Macalé , vice, que estrategicamente era próximo dali. O que se viu foi uma grande e animada festa.
Pefil do novo presidente
Henrique é o presidente eleito mais jovem para comandar a OAB-GO.
Com 41 anos, é casado, pai de 2 filhos e advogado desde o ano de 1993. Militante classista desde 2001, já tendo exercido a Secretaria Geral e a Vice-presidência da OAB-GO.
Na Escola Superior da Advocacia (ESA-GO) proferiu inúmeras palestras, tanto em Goiânia como nas subseções, com enfoque também voltado para os advogados e advogadas em início de carreira, visando sua inserção no mercado de trabalho.
Ele faz parte de uma família com total dedicação à advocacia. Seu pai, Walquires Tibúrcio, atua na área desde o início da década de 1970. Sua esposa, Vanessa Tibúrcio, advoga desde o início da década de 1990. Seu Irmão, Fernando Tibúrcio Peña, atualmente advogando em Brasília, atuou em Goiás por mais de 15 anos.
Foto: Sebastião Macalé e Henrique Tibúrcio comemoram a vitória da OAB Forte