> jcbnews: Sinais que indicam o caminho para o endividamento pessoal

JCBNews Documento

Sickos sos saúde entenda porque o SUS corre risco de acabar.

2 de set. de 2009

Sinais que indicam o caminho para o endividamento pessoal

Como você pode saber se está perdendo o controle da situação financeira e caminhando para o endividamento?
Alguns sinais podem dar o alerta a tempo para você reverter à situação.
A) Pagar somente a parcela mínima do Cartão de Crédito todos os meses e assim acabar vendo a conta aumentar progressivamente a cada fatura.
B) Usar o limite do Cheque Especial como se fosse parte do seu salário.
C) Avançar no dinheiro da Poupança para pagar despesas de rotina como água, energia e até o supermercado.
D) Receber cobrança de empresas especializadas e esconder da sua esposa ou do seu marido o saldo da conta bancária para não ter de tocar no assunto.
E) Depender do 13º Salário ou de algum bônus para pagar despesas mensais.
F) Não ter idéia do valor de suas dívidas antes que as contas cheguem pelo correio.
Se o leitor se identificou com alguns desses sinais de alerta, abra os olhos enquanto é tempo. Procure algum tipo de instrução ou aconselhamento financeiro isento e volte aos trilhos enquanto é tempo.
Examine os ganhos, as despesas, e verifique maneiras de reduzir os seus gastos.
O endividamento é hoje um dos grandes problemas dos brasileiros. Dados do Banco Central está mostrando que 80 milhões de pessoas têm dívidas nos bancos e que cada consumidor, na média, tem três dívidas diferentes: carro, casa ou outro tipo de empréstimos.
Por que as pessoas se endividam tanto?
O primeiro fator são problemas emocionais. Por exemplo: As necessidades de gratificação imediata. Isso dá prazer e acaba preenchendo alguns vazios existenciais.
Outro indício é o uso do dinheiro como forma de punição. O marido compra um bem mais caro e a mulher em retaliação compra outro muito mais caro e desnecessário.
Existe ainda aquela expectativa do conforto imediato. Em vez de esperar um pouco e juntar o valor necessário para comprar determinado produto, a pessoa não agüenta esperar e gasta o dinheiro que não tem.
Existe também aquele sujeito que gosta de manter as aparências. Eles só podem pagar pela mortadela, mas gostam de comer e exibir presunto defumado.
Há ainda os casos de disputa de amor dos filhos entre os pais, ou simplesmente uma falta de comunicação entre o casal para combinar o que pode e o que não pode ser dado para as crianças. Essa falta de comunicação entre os casais é uma das mais sérias causas de endividamento na família.
Não definir metas comuns é uma falha muito grave na vida de um casal. Evite isso!
Fonte: Mauro Halfeld – Comentarista Rádio CBN