> jcbnews: Goiânia: capital verde do Brasil

JCBNews Documento

Sickos sos saúde entenda porque o SUS corre risco de acabar.

2 de set. de 2009

Goiânia: capital verde do Brasil

Goiânia não recebeu do Instituto Brasil Américas o título de “Capital brasileira com melhor qualidade de vida” por acaso. Desde 2005, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), hoje transformada em Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) vêm investindo intensamente na preservação das áreas verdes da cidade. O número de parques totalmente implantados na cidade, que em janeiro de 2005 era de apenas seis, foi praticamente triplicado, saltando para 20, em dezembro de 2008, tornando-se referência nacional em termos de preservação ambiental.
Os seis parques totalmente implantados são: Areião, Vaca Brava, Gentil Meireles, Lago das Rosas, Botafogo e Bosque dos Buritis. Hoje, a cidade conta também com os bosques do Café, José Eduardo Nascimento, Boa Vista, Bougainville e Índia Diacuí e com os parques Flamboyant, Sabiá, Beija-Flor, Taquaral, Liberdade, Fonte Nova, João Carlos Fernandes (Parque da Lagoa), Itatiaia e Nossa Morada. Além disso, a Amma promoveu a completa revitalização do Bosque dos Buritis e finaliza agora as obras de revitalização do Lago das Rosas e do Parque Areião.
A Amma também vem investindo maciçamente na arborização urbana. Através do Programa Plante a Vida, implantado em junho de 2005 e considerado hoje o maior programa de plantio voluntário do mundo, mais de 1 milhão de mudas de espécies nativas do Cerrado foram distribuídas à população de Goiânia. Conforme levantamento da Agência, cerca de 81% das pessoas que recebem as mudas fazem o plantio correto e garantem a sobrevivência da árvore.
Conforme um estudo realizado pela Agência, Goiânia é a capital brasileira que possui maior número de metros quadrados de áreas verdes por habitantes no Brasil.
Segundo o levantamento, Goiânia possui 94 m² de áreas verdes por habitante, superando Curitiba, que possui 51 m² de área verde por habitante e era, até então, considerada a capital brasileira que ocupava o primeiro lugar no ranking desse tipo de comparativo. A campeã mundial, a cidade de Edmonton, no Canadá, tem um quantitativo pouco maior: 100 m² de área verde por habitante. Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), é recomendável que uma cidade tenha pelo menos 12 m² de área verde por habitante. Goiânia supera hoje em quase oito vezes esse índice.
Goiânia também é a capital estadual brasileira com o maior número de árvores plantadas em vias públicas do País. Esse resultado também foi fruto de um estudo feito pela Amma. Conforme levantamento dos técnicos da Amma, Goiânia possui hoje cerca de 950 mil árvores plantadas em vias públicas, superando Curitiba (cerca de 300 mil árvores) e João Pessoa (cerca de 40 mil), que eram, até então, referências nacionais em termos de arborização. O estudo mostra que há 0,79 árvore por habitante em Goiânia, enquanto em Curitiba esse índice é de 0,17 e, em João Pessoa, de 0,06 árvore por habitante.
Para envolver a comunidade no trabalho de preservação do meio ambiente e reforçar a fiscalização, a Amma implantou o Telefone Verde (161), que também se constitui numa iniciativa de sucesso. Somente de dezembro de 2006, quando foi implantado, a maio de 2009, o serviço registrou aproximadamente 150 mil atendimentos dos mais diversos tipos de poluição (sonora, hídrica, atmosférica etc.) e ajudou a coibir casos de depredação aos recursos naturais.
A Amma também vem se destacando nas ações de educação ambiental. Um dos exemplos é o Ecomóvel, um ônibus especialmente equipado para a realização de atividades de educação ambiental que já atendeu 50 mil pessoas. A Agência também conta com a Sala Verde, implantada em dezembro de 2006, que possui um acervo de quase 800 livros sobre temas relacionados ao meio ambiente, disponíveis para consulta pública. Outro destaque é a Vila Ambiental, no Parque Areião, que atendeu quase 20 mil alunos no ano passado.
A prova de que as ações desenvolvidas pela Amma primam pela responsabilidade, inovação e dinamismo foi o fato de projetos lançados nessa gestão, como o Ecomóvel, o Telefone Verde e o Plante a Vida terem sido citados por representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) como referências de iniciativas que envolvem a comunidade na proteção ao meio ambiente. Em Curitiba, no dia 27 de março de 2007, durante a reunião preliminar da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP9), a diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma, na sigla em inglês), Julia Krause, conclamou outras capitais a seguirem os passos da Amma e elogiou os três projetos.
Fonte:Realiza News