> jcbnews: Portugueses querem trabalhar no Brasil: É hora de fechar a porta, assim como faziam conosco, brasileiros.

JCBNews Documento

Sickos sos saúde entenda porque o SUS corre risco de acabar.

29 de set. de 2011

Portugueses querem trabalhar no Brasil: É hora de fechar a porta, assim como faziam conosco, brasileiros.

Não faz muito tempo, aproximadamente seis anos, ocasião em que o Brasil já estava economicamente em vantagem e os nossos turistas buscavam a Europa, não para trabalhar, mas para intercâmbios e turismo, mas encontravam a porta fechada, na cara, em Portugal.

Quem não se lembra das humilhações que nossos conterrâneos experimentaram nos aeroportos de Portugal e Espanha, sem contar as agressões verbais e físicas. Pessoas que iam passear, realizar o sonho de conhecer o velho continente, foram tratadas como raça inferior.
Agora é importante que a nossa Polícia Federal haja com o mesmo rigor, na diplomacia chama-se de reciprocidade diplomática. Que façam um “pente fino” na ficha de quem vem e o que deseja fazer por aqui. Quem conhecidamente vier com intenções escusas, que ponham no avião de volta. Com a educação que não cortesia e amabilidade que os brasileiros não tinham nos aeroportos brasileiros, mande-os de volta por qualquer motivo aparente.
Não precisamos tratá-los com a mesma indelicadeza e violência com a qual trataram nossos irmãos brasileiros em anos passados, mas devemos ser mais criteriosos com quem deseja entrar aqui nitidamente para trabalhar, porque em Portugal que do alto da sua antiga arrogância hoje está na pindaíba. Assim também a Espanha.
O Brasil historicamente sempre foi explorado, espoliados e até ridicularizados por Portugal. Levaram nossas riquezas “oficialmente” ou apenas por roubo através de contrabando. Enriqueceram como nação exploradora e sempre trataram, também historicamente, o brasileiro como raça inferior. Só que, agora, eles estão precisando do Brasil, dos empregos do Brasil, querem partilhar nossa sucesso financeiro conquistado com a garra de um povo soberano e que pela prosperidade está conquistando o seu espaço como potência econômica, não do futuro, mas de alguns anos.
Que venham os portugueses de bem, não daremos o troco na mesma moeda, até porque virão mais humildes, esperamos que arrependidos (principalmente os servidores públicos dos aeroportos) das humilhações que causaram aos brasileiros.