> jcbnews: Palestra sobre os índios movimentou a UEG de Crixás.

JCBNews Documento

Sickos sos saúde entenda porque o SUS corre risco de acabar.

19 de jun. de 2016

Palestra sobre os índios movimentou a UEG de Crixás.

Com a sala de aula praticamente lotada, na noite de seta-feira (17/06/16), os futuros professores da Universidade do Estado de Goiás (UEG) na unidade do município de Crixás (GO) puderam conhecer mais sobre história e o relacionamento do jornalista e pesquisador, João Carlos Barreto, com os índios em Goiás e principalmente com o povo Avá Canoeiro que habitou a região e hoje já está saindo da situação de extinção.

A apresentação fez com que os futuros educadores tivessem uma ideia mais abrangente e realista da situação histórica e tradicional dos silvícolas brasileiros. Com a interação de todos no assunto, houve um engrandecimento do tema tão importante e pouco explorado no meio universitário.
Com o empenho da professora Claudilene Ferreira e toda uma equipe, a viabilidade da palestra foi realizada com total êxito. Para João Carlos Barreto foi uma oportunidade de falar sobre um tema importante que é pouco conhecido no meio acadêmico. “Estou grato pela acolhida da professora Claudilene, dos demais professores e alunos e em especial ao atendimento no Hotel Santa Fé e da Joaninha do GABS Lanches e Restaurante”.
“Foi uma grande oportunidade de passar para os futuros educadores, formadores de opinião, um pouco de conhecimento histórico para a causa indígena. Por questões lógicas e obvias os índios, com o passar do tempo, vão sendo integrados na sociedade contemporânea e assim, alguns, acabam deixando para trás suas tradições e cultura. Isso é ruim? Não, acho que é inevitável, é uma tendência irreversível. Por tanto, registrar e divulgar as tradições indígenas originais é importante para conhecimento das futuras gerações. Agradeço a todos da UEG de Crixás pela oportunidade de estar com eles nesse importante encontro.” Disse João Carlos Barreto.
www.goiasemnoticias.com