> jcbnews: V Semana Indígena marcou na vida de muitos visitantes na Serra da Mesa.

JCBNews Documento

Sickos sos saúde entenda porque o SUS corre risco de acabar.

22 de abr. de 2013

V Semana Indígena marcou na vida de muitos visitantes na Serra da Mesa.


As aproximadamente cinco mil pessoas que visitaram o Memorial Serra da Mesa, em Uruaçu, nos dias de 16 a 19 de abril, durante a quinta Semana Indígena, foram encantadas com a apresentação da cultura da tribo Yawalapitis. Os indígenas mostraram sua dança, sua música, as competições de lutas nas categorias masculinas e femininas. Sem contar o próprio memorial com suas atrações cenográficas e outras com pessoas da própria daquela região.
Entre as apresentações, o cacique falava sobre sua cultura na aldeia, as dezenas de crianças e adolescentes paravam para ouvir atentamente o que ele dizia e acompanhavam no olhar os detalhes dos adereços que eles apresentavam.
As todas do município de Uruaçu com o apoio da prefeitura foram mobilizadas e compareceram em grupos para conhecer mais de perto os yawalapitis. Também escolas da região como de Niquelândia, Mara Rosa, Campinorte, Barro Alto, Santa Izabel, Campinaçu e até mesmo de Goiânia com grupos do Instituto Federal de Goiás (IFG) de Turismo e História. Também grupos da terceira idade puderam se divertir.
Não foram apenas os índios que garantiram o sucesso do evento, as cozinheiras Marcilene, Zoldinê, Dadi e Aninha que fizeram saborosos bijus que foram distribuídos integram o grupo de Folclore Serra da Mesa que também apresentaram a “Dança do Passarinho” revivendo folclore do passado. Apresentando e ensinado a alguns adolescentes a arte de trabalhar com argila, D. Matutina – neta de Maria Poteira, mostrou a arte de fazer panelas de barro. Outro ponto alto, principalmente entre as crianças, foi a degustação de caldo de cana, com o apoio do Sr Zé Repolho que conduziu diariamente a junta de bois no moinho da cana. O conhecido Pedro Serra da Mesa teve sua oportunidade e animou a platéia contando “causos”.
A terceira idade teve momentos de muita alegria e agito dançando forró durante as tardes, com a música ficando por conta do Ademar Alves Fernandes, Valdemar de Souza e Zé Sanfoneiro. Utilizando como cenário o “cabaré” cenográfico, professoras em trajes típicos somaram-se aos visitantes na dança de forró relembrando os áureos tempos da Boate Cisne Branco, de propriedade da Dona Belchiolina. Local onde “se realizavam negócios importantes e os homens passavam algum tempo com as mulheres”, segundo definição de uma das professoras que conduziam visitantes.
Num determinado final de tarde a prefeita Solange Bertulino, acompanhada de parte do secretariado, fez uma visita aos Yawalapitis, oportunidade que tiveram de trocar idéias sobre costumes e degustar peixe assado com biju feito pelos índios. A visita foi agradável e consolidou a visita entre o governo municipal e a tribo.
Em entrevista o secretário de Cultura, Belchior Cabral, informou que a prefeitura está se dedicando ao desenvolvimento cultural de Uruaçu e confirmou que “a prefeita Solange Bertulino está empenhada também em relação a cultura, inclusive dando o mesmo status de outras pastas importantes do município”. Belchior disse ainda que haverá um estreitamento maior entre a prefeitura e o Memorial Serra da Mesa na área da Cultura e que a V Semana Indígena é o primeiro passo dessa parceria.
O Cacique Anuia Yawalapiti disse que “fica orgulhoso de ver as crianças se interessar pela cultura, graças aos professores e aos pais educando os meninos, isso mostra que as crianças que estão crescendo vão manter a cultura brasileira. Isso é importante para o nosso Brasil.”
Com relação ao apoio da prefeitura Anuia confirmou que é muito importante, que ele percebeu melhora, pois antes o pessoal que organizava trabalhava com dificuldades e com o apoio da prefeita muita coisa melhorou. O cacique antecipou que gostaria de voltar ao evento, para que as pessoas conheçam sua cultura e eles conhecerem novas pessoas. “Estamos a disposição de participar da festa, mostrar história.” Para finalizar deixou um recado para as pessoas: “Eu quero que a população brasileira e aqui da cidade respeitem aos índios, ouçam os índios que são os donos do Brasil, como eu falo, temos de lutar juntos, trabalhar juntos pelo nosso povo. Queria deixar um recado para o pessoal da cidades, que olhem para as pessoas que estão precisando. Por isso que tem muito mendigo na rua, pessoas matando, roubando, por quê? Os filhos de papai estão bem, se divertindo e tem os outros querem ser iguais a eles, aí começam a roubar a matar. Então, se mudar a lei e os meninos puderem trabalhar com seus 15, 16 anos, vão comprar suas coisas também, isso vai prevenir muito problema no Brasil. Isso que quero deixar.”
Sinvaline Pinheiro, uma das coordenadoras do evento, contou que dentro do Memorial existe uma aldeia indígena, que foi o início de tudo e para aprender com eles sobre sustentabilidade, cuidar do meio ambiente. “Temos que voltar as raízes, aprender com os indígenas noções de respeito com a criança, com o velho e com a água e toda a natureza.” Ela relembra que nas primeiras edições as crianças chegavam e se escondiam atrás das professoras com medo dos índios, hoje, com o conhecimento a atitude é diferente. “O livro didático fala superficialmente sobre o índio e só essa convivência os alunos passam a conhecer realmente. Os professores passam a desenvolver projetos e trazem os alunos que já tem um trabalho começado na escola.”
A incansável coordenadora do evento, Sinvaline Pinheiro, foi uma das garantias do sucesso do evento, mas não atuou sozinha, a parceria da administração do Memorial Serra da Mesa, Prefeitura de Uruaçu, FASEM Uruaçu, IFG, Belchior Cabral, Juliano Basso e outra dezena de voluntários, estagiários e doadores que com dedicação e esmero demonstraram apreço a cultura e a história.
Para aqueles professores que quiserem conhecer o trabalho desenvolvido no Memorial Serra da Mesa trazendo seus alunos, basta entrar no site www.memorialserradamesa.com.br e agendar a visita. Para pessoas que gostam de acampar, no memorial existe uma estruturada área de camping.
Por João Carlos Barreto
Com informações de Uruaçu

Fotos.............



1 2 3 4