Medida baixada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) na semana passada vai tirar e autorizar os municípios a retirar as placas que indicam a localização de lombadas eletrônicas, " pardais" e radares que poderão ficar escondidos.
Com isso, os motoristas que trafegam em velocidade nas cidades e principalmente nas rodovias quando virem os radares vão, por extinto, e para não serem multados, frear os veículos de uma vez e assim poderão ser abalroados por trás. No máximo haverá vitimas, no mínimo o prejuízo financeiro. Os acidentes não vão diminuir, mas ao contrário a medida do Governo Federal, via CONTRAN, visa aumentar a arrecadação através das multas. O resultado será desastroso para o usuário com a possibilidade de duas situações: multas ou acidentes.
Em Goiás e Goiânia os órgãos de trânsito, pelo menos nesse primeiro momento, vão manter as placas e os avisos. Mas não se deve esperar a manutenção dessas medidas por muito tempo.
A nova norma é de abrangência nacional, vai fazer com que caminhoneiros e mesmo motoristas de veículos, através de Rádios Faixa Cidadão ou piscadas de faróis avisem onde estão os radares escondidos e a blitz policiais, ou mesmo com avisos via internet e celular.
O que causa indignação é que mais essa medida arrecadatória não vai impedir os acidentes, vai fomentar, mas ao que parece a arrecadação vem em primeiro lugar, primeiro o dinheiro, depois se der a integridade física das pessoas.


