A honestidade deveria ser uma prática cotidiana natural, um hábito, e o cadastro positivo é um prêmio para que as pessoas se institucionalizem pela possível honestidade. É uma triste realidade, ter de inserir o nome em um cadastro para se firmar e provar que é honesto(a).
Existem muito mais coisas escondidas no Cadastro que PARECE positivo. Positivo pra quem?
Respondo: Ele é positivo para as empresas e instituições que num futuro próximo poderão atender ou não com seus bens e serviços aos consumidores. Fiscalizando antecipadamente a situação financeira das pessoas na listagem do tal Cadastro para atendê-las ou não.
O cadastro passará muito em breve a ser sumário: A compra poderá ou não ser feita. Dependerá se o nome do consumidor está na lista positiva. Sem levar em consideração o momento financeiro difícil que a pessoa esteja passando.
Já não basta o SPC e o SERASA? Estes atuam depois da compra dos bens e serviços, quando o consumidor por qualquer motivo na maioria das vezes alheio a sua vontade não pode honrar seus compromissos. A pessoa logo vai para a lista negra do consumo.
O cadastro positivo é uma antecipação do SPCe do SERASA, futuramente sem o nome "positivo" as pessoas não poderão comprar nada.
Do outro lado da corda na economia de consumo estão as empresas que atendem mal aos clientes, vendem produtos fora de prazo e das especificações a que se propõem, realizam cobranças indevidas, entre outros males que cotidianamente afetam ao consumidor. Em algum momento nos últimos cinco anos, por exemplo, alguém foi lesado de alguma forma por empresas e instituições prestadoras de serviços e o que acontece?......nada ou quase nada. Elas continuam lesando, citamos o exemplo das telefonias, transportes coletivo, bancos, serviços públicos, etc. São as maiores em reclamações nos órgãos de defesa do consumidor e continuam atuando, continuam lesando e nada acontece.
Porque não criam um cadastro positivo das empresas? Porque os PROCONS, o Ministério Público do Consumidor, as Delegacias de Polícia do Consumidor, as Comissões do Consumidor da Câmara e do Senado, são tão fracos na defesa firme do povo? Vivem pegando raias miúdas de vendedores de CDs piratas, produtos da China, etc. Porque não vão às grandes corporações que lesão as pessoas em cifras bem maiores?
Grande parte dos devedores são pessoas que por alguma contingência ou até vítimas da falta de escrúpulos de algumas empresas acaba não podendo honrar suas contas. Uma minoria existe, sim, de picaretas e estelionatários confessos que pouco ficam nas cadeias. Quem defenderá essas pessoas, honestas, que por algum motivo não consta no tal Cadastro?
O Cadastro "Positivo" é mais um gargalo no poder de consumo popular e um benefício a mais para empresas que nem sempre merecem o suado valor pago pelo trabalhador e muito menos a credibilidade popular.
Outra vez os legisladores – do senado em particular - prejudicam o povo em prol dos seus patrocinadores de campanha (o empresariado nacional). A população continua órfã de uma instituição que realmente lute pelos consumidores, que ponha literalmente na cadeia empresários que não prestam um serviço condizente com o que se propõe. Mas ao contrário disso se prestam a criar esse mecanismo que acabará beneficiando a uma minoria abastada financeiramente e que quando deve não é por necessidade é por picaretagem mesmo.
Outra vez o povo brasileiro é pressionado a fazer a vontade dessa minoria de endinheirados que compram e comandam o país. Agradeço a esses “nobres” parlamentares por mais esse desserviço a sociedade brasileira no apagar da luzes de seus mandatos.
Nunca pensei que veria o metalúrgico, nordestino, pouco letrado como Presidente da República Federativa do Brasil. E isso eu vi e vivi. Espero um dia ver a justiça feita também em prol do consumidor, aquele trabalhador das classes de A a F que sustentam a um alto custo a burguesia empresaria.
"Honestidade não é virtude; no mínimo é obrigação; no máximo deve ser prazer." Cartaz na sede do SINPRF-GO.

