> jcbnews: Temporada 2017: O Araguaia está minguando.

JCBNews Documento

Sickos sos saúde entenda porque o SUS corre risco de acabar.

17 de jul. de 2017

Temporada 2017: O Araguaia está minguando.


Quem vai ao Araguaia pela primeira vez se encanta com suas belezas naturais, mas aquelas pessoas que já estiveram por lá nos anos anteriores percebem que o volume da água está bem menor. Até as aves já não são vistas em grande quantidade e diversidade de espécies. Os grandes peixes quase não existem. Essa é a constatação de quem esteve, por exemplo, em Aruanã na temporada 2017.

O João, morador no município de Itaberaí (GO), frequentador da região por mais de vinte anos, desabafa dizendo que tem uma lancha e que a cada ano fica mais difícil navegar no Araguaia devido à profundidade cada vez menor, o rio está assoreando rapidamente. “Um deputado poderia Lançar projeto pra fechar o Araguaia por dois ou três anos para que houvesse uma regeneração, só assim as futuras gerações poderão conhecer as belezas do rio”. Disse.

Sistematicamente degradado, o Araguaia ainda é uma das grandes atrações turísticas de Goiás, maravilhando milhares de turistas a cada temporada. Os acampamentos e bares oferecem programações e várias atividades para toda família. Sempre com a fiscalização atenta dos agentes do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e com apoio do Instituto Caravana Ecológica e Cultural (ICEC) que promovem campanhas educativas em cada acampamento, conscientizando os visitantes da importância da limpeza e preservação do Araguaia.

No sábado (15/07) o ICMBio e ICEC, com colaboração de voluntários, promoveram manifestação no principal cruzamento da cidade, bem no centro de Aruanã. Distribuíram folhetos com normas de condutas para os visitantes. Os turistas e moradores consultados aprovaram a iniciativa. 

O chefe do ICMBio, Luiz Alfredo e o piloto de barco, Roberto, navegavam pelo rio quando viram pescadores locais jogando tartarugas na água tentando se livrar do flagrante. Não deu, o dono do barco foi multado e teve a voadeira apreendida. Os fiscais tiveram, também, que registrar na Delegacia de Polícia uma ocorrência por ameaça de morte.

Só que o turista não é o maior problema, o mais grave é o roubo de suas águas para irrigar grandes plantações de proprietários e empresas da região. As denuncias são feitas, mas nada muda. O resultado do descaso é perceptível pra quem vai ao Araguaia. Nenhuma providência efetiva é tomada, mesmo com toda a fiscalização agindo. Faltam conscientização e punição mais rigorosa para os infratores. Só assim haverá garantia de Temporada do Araguaia no futuro, próximo.

Por João Carlos Barreto/Fotos JCBNews

VEJA AS FOTOS
#partiuaraguaia #JCBarreto #ICEC #Araguaia2017