A atual situação do parque tem afastado a presença de visitantes e turistas do Brasil de outras partes do mundo que buscam o lugar como área de lazer e entretenimento, além dos benefícios culturais como a visita ao Museu Nacional e o Zoológico da cidade. Muitos dos visitantes temem, principalmente, pela violência como os roubos, atentados ao pudor, entre outros.
A mobilização do domingo contou com importante participação de entidades e instituições do Bairro Imperial de São Cristóvão, como a Câmara Comunitária de São Cristóvão, Museu Nacional, os movimentos populares como “Por Uma QBV Melhor” e “Coletivo Amigas de São Cristóvão” que também querem ver a Quinta da Boa Vista ainda melhor do que já foi no passado: Um belo espaço de lazer e cultura.
Os moradores esperam que o governo municipal e estadual fiquem sensibilizados com as reivindicações de melhorias, pois o carioca percebe que outros pontos e parques do Rio têm sido beneficiados e a Quinta permanece sem o mesmo atendimento e benefícios. Afinal, a Quinta da Boa Vista é o parque mais importante na História do Brasil e um dos mais belos cartões postais do Rio.