No morro de São Januário, Bairro Imperial de São Cristóvão, está instalado o Observatório Nacional e o Museu de Astronomia, duas importantes Instituições que estão abertas, gratuitamente, para visitação pública. Essas importantes instituições de ciências também fazem parte da parceria com a Câmara Comunitária de São Cristóvão.
Ao chegar ao Campus, logo na entrada, o visitante vai se deparar com vários postes azuis, colocados nos pontos estratégicos relativo às distâncias entre os planetas e o Sol. Inclusive mostrando o exemplo em escala menor do prédio do Museu para que o visitante tenha uma noção da amplitude do universo.
No Observatório Nacional podem ser vistos os relógios atômicos de alta precisão que convencionam os horários em todo o Brasil e no mundo, inclusive os quatro fusos que existem no país.
O servidor Luzenildo, na oportunidade da visita da diretoria da Câmara Comunitária de São Cristóvão, na tarde do dia 28/03/16, mostrou como funciona o sistema e impressionou a todos pela eficiência e precisão dos equipamentos. Assim como a constante cautela dos servidores para que tudo esteja funcionando corretamente.
Entre muitos detalhes, um chama a atenção: Na verdade o conhecido “Horário de Brasília” – até mesmo o “Horário de Verão, não é gerado no Distrito Federal, mas no Bairro Imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Caso alguém queira ajustar seus relógios com a hora precisa do Brasil, basta ligar para 2580-6037 para quem está no Rio; em outros Estados: Operadora + 21 +2580-6037.
O servidor do Museu de Astronomia, Carlos Henrique da Silva, nos contou que “no dia 28 de setembro de 2013 foi colocada ali a Pedra Fundamental para construção do imóvel que abriga o Museu da Astronomia, mas antes de abrigar o Museu ele era o prédio do Observatório Nacional”.
“O Observatório existia no antigo Morro do Castelo, no Centro do Rio, e era conhecido como Observatório Imperial. Para mudança, os antigos administradores queriam a modificação para outro local alto. Foi indicada uma fazenda em Santa Cruz, mas como lá não havia condições, o Observatório veio, então, para o morro São Januário, onde está até hoje.”
Segundo Carlos Henrique “O Observatório funcionou no prédio até meados da década de 70 e em 08 de março de 1985 foi criado o Museu de Astronomia que está até hoje. O Museu cuida do acervo que pertenceu ao Observatório Nacional, com mais de duas mil peças de equipamentos científicos. Hoje o prédio é aberto à exposição ao público, com entrada franca, funcionando de terça a domingo, sendo que às quartas-feiras ele funciona das 09:00h às 20:00h com observação do céu e no sábado das 14:00 às 20:00h, no domingo das 14:00h às 18:00h, sendo que nos finais de semana, além das observações, existem atividades como ‘faça você mesmo’, ‘brincando com Matemática’, ‘ Cine Ciência’, ‘planetário inflável digital do Museu de Astronomia”.
“Você que está lendo e não conhece, pode vir aqui: O museu fica na Rua General Bruce, nº 586, no Bairro Imperial de São Cristóvão.” Concluiu Carlos Henrique.