> jcbnews: Semana Indígena é uma aula para toda a vida.

JCBNews Documento

Sickos sos saúde entenda porque o SUS corre risco de acabar.

18 de abr. de 2014

Semana Indígena é uma aula para toda a vida.

A sexta edição da Semana Indígena que aconteceu nos dias 11 a 17/04/2014, no Memorial Serra da Mesa, em Uruaçu GO, recebeu mais de seis mil visitantes, entre famílias e muitas excursões dos alunos de colégios e toda a região e dezenas de cidades.
Para os dias de hoje quando atrações ditas populares arrebanham milhões de pessoas, a Semana Indígena é interessante, pois recebe um público mais interessado em aprender em ampliar os conhecimentos culturais.
Na ocasião, alunos da escola EBEP do SESI/SENAI entregaram um grande trabalho de pesquisa que estará fazendo parte do acervo do memorial.
Estavam na VI Semana Indígena os povos Kaiapó Mebemgokré, Yawalapiti e Karirí Xocó. A convivência entre indígenas e visitantes também foi um dos pontos altos do evento.
O contato com as nações indígenas também põe por terra muitos mitos, ignorantes e preconceituosos contra os indígenas, situação enraizada em pessoas que desconhecem as tradições indígenas e seus valores, muitas vezes superiores ao que vivemos nas grandes metrópoles.
A programação elaborada pela equipe do Memorial Serra da Mesa contava de Danças indígenas para várias situações (ocasião em que o visitante poderia dançar junto com os índios), palestras sobre a vida nas aldeias e até uma coletiva para os índios responderem as perguntas dos alunos. Foram postos suvenires do artesanato indígena e os visitantes puderam pintar seus corpos com pinturas das etnias presentes, sendo que elas são temporárias, mais ou menos 20 dias. Aconteceram cursos de artesanato com material reciclado e com argila. Os visitantes puderam degustar Biju, beber café e garapa.
O encontro teve como tema central os índios, mas estiveram presentes cantores regionais e visitantes e a presença da Barca de Letras, um projeto cultural de fundamental importância para incentivo a leitura para, principalmente, crianças e adolescentes. O autor Jonas Banhos viaja por todo o país dando prioridade nas comunidades carentes e distantes aonde os livros quase não chegam. Fantasiado de palhaço ele convida as crianças para pegarem livros e revistas que depois de lidas devem ser trocadas com os amigos ou mesmo na tenda da Barca de Letras.
O evento contou com o apoio de empresários e instituições que reconhecem a importância da cultura na formação das futuras gerações de brasileiros. Os patrocinadores desta edição foram a Secretaria de Cultura de Goiás (SECULT GO), Ponto de Cultura Memorial Serra da Mesa, Governo de Uruaçu, Viação Montes Belos, Faculdade Serra da Mesa (FASEM), UEG, Instituto Federal Goiano de Uruaçu, PUC Goiás, Assembléia de Deus Uruaçu, Goiás em Notícias.com e Vereador Francisco José Pereira ( Francisco do ônibus).
Empresários que também tenham uma visão de apoio a cultura podem participar apoiando os projetos do Memorial Serra da Mesa através do e-mail memorialserradamesa@gmail.com o site da instituição é o WWW.memorialserradamesa.com
Visite também o blogg Barca das Letras: http://barcadasletras.blogspot.com.br/

Por João Carlos Barreto.

Veja as fotos: