Passando quase despercebido, um senhor de compleição magra – como sempre foi, parecendo frágil, camisa vermelha, segurando uma faixa, acompanhava tranquilamente a manifestação na esquina da Av. Goiás e Av. Anhanguera, em Goiânia, na manifestação de ontem 20 de junho 2013.Esse é o senhor que está na foto, o jornalista Pinheiro Sales. A figura anônima entre jovens que gritavam palavras de ordem, democraticamente, e com liberdade conquistada com sacrifícios. Pinheiro foi um dos combatentes contra a Ditadura Militar, nos “anos de chumbo” do Brasil. Foi preso em Goiás, levado ao Sul do país, foi barbaramente torturado nos porões da repressão, sobrevivente, hoje pode ver o resultado da sua luta em meio a multidão.
Se hoje os milhões de Brasileiros podem sair nas ruas livres e demonstrar sua indignação, foi porque alguns jovens destemidos dos anos 60, como Pinheiro Sales, lutaram contra a truculenta ditadura militar, muitos com o sacrifício da própria vida e outros tantos desaparecidos e insepultos, até hoje.
Por isso, tomo a liberdade da iniciativa de agradecer, em meu nome e de outros tantos anônimos que tomam as ruas do país nos últimos dias, anônimos que não conhecem sua história, não imaginam o seu sofrimento na tortura e no cárcere para podermos chegar onde chegamos: Muito obrigado companheiro Pinheiro Sales! Fica o nosso registro, nosso reconhecimento e nossa homenagem.
João Carlos Barreto
Jornalista
21 de jun. de 2013
|
|
|


