> jcbnews: Cavalhadas de Santa Cruz mantém a tradição e beleza

JCBNews Documento

Sickos sos saúde entenda porque o SUS corre risco de acabar.

21 de mai. de 2013

Cavalhadas de Santa Cruz mantém a tradição e beleza


Um dos pontos altos do turismo em Santa Cruz de Goiás é a Cavalhada, ocasião em que a cidade recebe visitantes do Brasil e até do exterior para as comemorações, entre eles parentes e amigos dos moradores.
O auge da festividade aconteceu nos dias 17, 18 e 19, com a comemoração aos santos Benedito, N. S. do Rosário e Divino Espírito Santo. Na programação aconteceram procissões, missas e outras homenagens.

A programação tradicional apresenta a Contradança, uma coreografia secular que data da época do reinado de Napoleão na Europa e que durante décadas é encenada apenas em Santa Cruz de Goiás. A dança remonta um baile durante a guerra napoleônica em que os soldados dançavam com travestis, por falta de mulheres suficientes para o baile. Hoje, rapazes fazem o papel vestindo-se de mulher para manter viva a tradição para que possa ser vista por turistas.
Esses rapazes abnegados em manter a cultura são conscientes do estigma e a discriminação que sofrem por se apresentarem travestidos de mulher. Mas por outro lado angariam a admiração de muitos que reconhecem a importância da atitude deles em participar da Contradança e dessa forma não deixar se extinguir de vez uma manifestação que só é encenada ali no município. Se eles param, a Contradança se extingue, acaba.
A Cavalhada movimenta todos para o campo especial para a apresentação. Um lugar específico um pouco maior que um campo de futebol onde é encenada o combate entre Mouros e Cristãos. O narrador da contenda Iedo Ranulfo Lobo, um profundo conhecedor e parte viva das cavalhadas. Durante o evento o Governador de Goiás, Marconi Perillo, com alguns secretários e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Ney Moura Teles, com a presença do juiz da comarca, Nivaldo Mendes Pereira e outros operadores da Justiça.
Na ocasião o governador afirmou que até o ano de 2014 vai estar pronta a duplicação da GO 020 de Goiânia a Bela Vista, inclusive com iluminação de todo o trecho duplicado. Atendendo a um pedido de um dos cavaleiros cristão, também disse, que veria a possibilidade de conseguir umas garruchas com a PM para fornecer aos cavaleiros Cristãos e Mouros.
O prefeito, Francisco Monteiro de Resende (Chicão) , e o presidente da Câmara, Hugo Flávio, entre outros moradores que trabalharam duro pelo engrandecimento da festa. A divulgação nas redes sociais teve a participação da Fátima Paraguaçu, presidente da Associação dos Amigos de Santa Cruz de Goiás.

Fotos Cavalhadas 1




Fotos Cavalhadas 2




Fotos Contradança




A Cidade e a Fé