> jcbnews: Britânica sequestrada no Afeganistão morre durante resgate

JCBNews Documento

Sickos sos saúde entenda porque o SUS corre risco de acabar.

13 de out. de 2010

Britânica sequestrada no Afeganistão morre durante resgate

Uma britânica sequestrada no Afeganistão no fim de setembro foi morta na noite de sexta-feira durante uma operação de resgate. O anúncio foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.

"É com profundo pesar que me vejo na obrigação de confirmar que Linda Norgrove, a trabalhadora humanitária sequestrada no leste do Afeganistão no dia 26 de setembro, foi morta por seus captores durante uma tentativa de resgate ontem à noite (sexta-feira, dia 08 de outubro)", disse o ministro das Relações Exteriores, William Hague em um comunicado de seu gabinete no dia seguinte, sábado.
De acordo com o ministro, a responsabilidade pelo "final trágico" repousa sobre os sequestradores. "Tivemos informações do local onde Linda estava presa e decidimos, devido ao risco que corria, que a melhor chance de libertá-la sã e salva era agir com base nesta informação", explicou Hague.
Ajuda humanitária
Linda Norgrove, 36 anos, trabalhava há vários anos para organizações humanitárias no Peru, no Laos e no Afeganistão. Ela foi sequestrada no dia 26 de setembro, juntamente com três acompanhantes afegãos, na região leste do país.
A britânica também trabalhou para as Nações Unidas em Cabul entre 2005 e 2008, antes de voltar em fevereiro de 2010 como funcionária da ONG americana DAI, que terceiriza serviços para a agência de apoio ao desenvolvimento dos Estados Unidos (USAID).
Fonte: Último Segundo/ Portas Abertas