A questão da telefonia está mesmo precisando de uma atenção enérgica do governo federal, todas tratam o consumidor com descaso. O consumidor fala com os atendentes e supervisores que são “pau mandados” das diretorias e cumprem as “normas”da empresa. Sofrem por conta dos desmandos ordenados por alguém que nunca aparece. Quem é a pessoa a ser punida diretamente no CPF da Tim e da OI?
A Tim cortou meu telefone devidamente pago por mais de 15 dias período em que falei com atendentes, falei com supervisores, tentei mostrar a conta paga, mas só me atenderam por telefone e por ele não tive como provar o pagamento. Entrei na justiça e me propuseram um acordo, o acordo foi feito e firmado no dia 27 de maio. Passou o prazo estipulado de 30 dias e a Tim não cumpriu, foi estipulada a multa de 50% e até hoje 14 de agosto o pagamento judicial não foi feito. As contas de CNPJ não tem os valores buscado pela via judicial. Eles sabem cobrar e pressionar, mas pagar não pagam. São caloteiros e certamente acham que todos são iguais a eles.
Mudei para Oi. Saí do espeto caí na brasa. Desde o dia 11 de agosto o meu 3G não funcionava, todos os dias até o dia 13 tentei acessar e, nada, estava em manutenção aqui na minha região em Goiânia. Dia 14 fui informado que havia normalizado, mas minha página de internet continuava sem abrir. Ligei no tel 1053 e descobri através de uma supervisora que se identificou como Luciana ( em algum lugar do Brasil) que não poderia passar para o suporte técnico para o meu 3G por que o meu celular constava um débito de uma conta que venceu no dia 12/8(***). Nesse dia eles estavam na tal manutenção e eu fiquei sem o tal suporte no dia 14/8 (72 horas após a data de vencimento).
Luciana me falou que a norma interna da OI orienta que com esse atraso (72 horas) “não é para transferir para o suporte, pois o sistema está ligado ao meu CPF e não especificamente aos aparelhos 3G e o Celular, separadamente, e que tem números e contas distintas. Isso comprova venda casada que é crime contra o consumidor. Ela foi clara “sua linha não está bloqueada, nós não podemos dar o suporte, pois seu celular consta uma(1) conta em aberto ( dia 21/08 falei com ela dia 14/8). Argumentei que a tal conta estaria paga no dia 13, ela então falou que vai levar cinco (5) dias até o pagamento constar para eles, até lá eles vão me cobrar a linha 3G, mas não vão me ajudar a resolver o problema das páginas que não abrem. Ou seja: Vou pagar por um serviço que não estou recebendo, inclusive ela não sabe dizer se os dias em que estiveram em manutenção serão ressarcidos (acho que não e ela indiretamente sabe que nâo).
Ou seja, vemos aí uma nova eleição, entra poder e sai poder e nada é feito com as tais telefonias com casos assim e este meu não deve ser o único. Onde estão às autoridades de defesa do consumidor que não dão um basta nestas coisas? Onde está a ANATEL que fecha rádios comunitárias, mas não fecha uma dessas grandes telefônicas? Infelizmente só nos cabe denunciar e espalhar isso pela internet para o mundo. Quem sabe um dia apareça alguém que lute séria e efetivamente pelo consumidor em relação à telefonia celular neste país.
Protocolo de atendimento desse assunto na OI: 201000071875710
(***) Na verdade até eles me passaram a data errada, a conta em aberto tinha vencimento em 02/08 mesmo assim com menos de 15 dias de vencida.