> jcbnews: Containeres com o lixo: Um desrespeito à soberania de outras nações.

JCBNews Documento

Sickos sos saúde entenda porque o SUS corre risco de acabar.

24 de jul. de 2009

Containeres com o lixo: Um desrespeito à soberania de outras nações.

Países “desenvolvidos” como a Inglaterra tem mandado lixo doméstico e até alguns detritos hospitalares para outras nações como material reciclável. Será que a imbecilidade de quem transporta não percebeu que poderia estar infectando outros povos? A fiscalização dos governos desses países não vistoria esses containeres antecipadamente? E se fossem fardos de Dólares ou Euros clandestinos, eles deixariam ser enviados? Uma vergonha o que fizeram: permitir que lixo fosse exportado.
Inclusive, existem containeres ingleses em nosso porto com material tóxico exportado com qual intenção?
É muito simples: ONGs inescrupulosas e empresas de comércio exterior, recebendo boas somas envia lixo de toda qualidade para países em desenvolvimento com o pretexto de incentivar a reciclagem.
Acontece que abertos esses containeres, o lixo é enviado para ser selecionado em uma reciclagem – como vemos nas cidades com catadores de papel e material reciclado.
Sem o controle rigoroso do nosso governo, pois não foi a primeira vez que esse tipo de mercadoria foi enviado, o trabalhador que seleciona o material reciclável acaba se contaminando e doenças são disseminadas entre pessoas de menor poder aquisitivo o que acaba contribuindo para a lotação do precário sistema de saúde pública, podendo causar até mesmo a morte.
Exemplo desse tipo de contaminação, histórica, é quando o Brasil no setor produtor rural tem misteriosos problemas com a safra de determinado produto motivado por pragas e doenças que não existia por aqui.
Uma doença ou inseto aparecem de repente nas plantações quase que imediatamente em várias partes do país, causam danos irreparáveis e comprometem a colheita, comprometem as exportações, e por fim acabam beneficiando o comércio mundial de outro país.
Outros tipos de exportação danosa como pneus usados, material de informática obsoleto, etc, são recebidos aqui. Que as pessoas desses países como o Brasil se virem na busca de alternativas para o lixo rejeitado por lá.
É como se a pessoa pegasse o lixo de sua casa e jogasse por cima do muro no quintal do vizinho. Uma falta de respeito, de higiene e um ato de agressão moral.
O Brasil agiu bem em devolver os containeres, só falta punir exemplarmente quem importa esse material e também cobrar punição exemplar (que já está acontecendo) aos exportadores ingleses. E dar um alerta veemente a toda comunidade internacional para esse tipo de prática insalubre e danosa.